Método de Elementos Finitos
Desenvolvimento de Modelos Numéricos
- Simulação de fraturamento hidráulico;
- Desenvolvimento de técnicas de Galerkin descontínuo;
- Simulação numérica de escoamentos compressíveis;
- Modelos numéricos para placas e cascas laminadas curvas;
- Aplicação de diferenciação automática em cálculos de elementos finitos.
Programação de Aplicações Finais
Computação Paralela Aplicada a Elementos Finitos
Métodos hp-adaptativos 3-dimensionais
Simulação de Processos
Aplicação de Técnicas de Computação Científica em Simulação de Processos
- Simulação de Resposta Dinâmica de Amortecedores;
- Aplicação de Técnicas de Programação Paralela, Banco de Dados e Modelagem Orientada para Objetos em Software de Call-Center.
OOPar (Object Oriented Parallelism)
Computação Paralela Aplicada a Software Científico
Desenvolvimento e manutenção do Ambiente OOPAR
Desenvolvimento de Softwares
Integração de Software Científico ao AutoCad Utilizando a Biblioteca Arx
Cálculo Estrutural com Elementos Finitos Integrado ao Autocad.
Desenvolvimento de Software de Elementos Finitos
O método de elementos finitos é uma poderosa ferramenta de resolução de equações diferenciais. Sua aplicação existe em praticamente todos os campos da engenharia e da matemática aplicada. O LabMeC desenvolve um programa de elementos finitos em linguagem C+ seguindo a filosofia de orientaçào a objetos denominado PZ. O PZ permite a resolução de problemas de elasticidade (vigas, cascas e sólidos), mecânica dos fluidos, fenômenos de transporte, entre outros. O programa PZ dispões, ainda, de um pacote de auto adapatatividade hp em uma, duas e três dimensões.
Desenvolvimento de Software de Topografia no AutoCad
Ainda utilizando-se das bibliotecas ARX, o LabMeC desenvolve um programa de topografia no AutoCad, com as capacidades de leitura de um arquivo proveniente de um teodolito. Através dos códigos inseridos pelo operador do teodolito, o processo de geração dos arquivos CAD do levantamento é automatizado, desde o processo de verificação de erro do levantamento (fechamento da poligonal) até o desenho de blocos representando objetos medidos, tais como postes, árvores, caixas de passagem, etc.
Desenvolvimento de Software de Engenharia Estrutural no AutoCad
Através das bibliotecas ARX, o programa AutoCad da AutoDesk permite a implementação de entidades derivadas das entidades do AutoCad como pontos e linhas. Assim, pode-se implementar um elemento de viga como derivação da entidade linha (line). Programam-se os atributos necessários para uma viga e aproveitam-se todas as funcionalidades que o AutoCad dispõe para a linha. A interface gráfica com usuário é feita dentro do AutoCad, com todas as suas funcionalidades. E as funcionalidades extras necessárias podem ser programadas, como, por exemplo, janelas de diálogo. Já foi desenvolvido no LabMeC um programa para cálculo estrutural com elementos de viga tipo pórtico tri-dimensional, nós e apoios.